Atividades Culinária

A atividade que além de estimular os sentidos dos idosos é deliciosa!

Por Pedagoga - Elza Alencar Oliveira
02/02/2023 · Pedagogia

A atividade proporciona uma experiência de estímulos sensoriais durante todo o processo. Trabalhamos com frutas e também utilizamos facas que foi essencial para ampliar a coordenação motora e também a memória.
É possível criar boas lembranças com coisas simples assim.
Ao preparar uma refeição você garante um grande exercício para desenvolver a paciência, alto cuidado, aprendizado, mas o mais importante é não ter medo de errar, testar coisas novas e se divertir muito esses momentos resultam na criação de memórias afetivas.Trabalhamos a autonomia e a independência do idoso.


A culinária pode ajudar o idoso a ter mais responsabilidade, já que ele cumprirá funções importantes no preparo da refeição, como descascar, cortar e fazer porções desses alimentos. Além disso, saberá que você tem confiança nele (Muito bom para idosos com demência). Entretanto, devemos ter uma equipe por perto para zelar pela segurança da pessoa idosa, é um ótimo momento para ensinar sobre as regras e os perigos da cozinha, como tomar cuidado com panelas quentes e itens cortantes.

Atividade planejada e desenvolvida pela Nutricionista Millene e pedagoga Elza.